Já conhece as novidades e as tendências do Marketing para 2020?

Belo-Digital-Artigo-Dezembro-Marketing-Digital-Final

Já conhece as novidades e as tendências do Marketing para 2020?

Estando 2020 mesmo aí à porta, convém efetuar um balanço das últimas novidades e evolução do Marketing, apontando algumas das suas grandes tendências.

De facto, chegou-se a um ponto em que as empresas têm definitivamente de adotar estratégias de Marketing Digital para garantirem a sua continuidade e o crescimento dos seus negócios. O Marketing de Conteúdo é cada vez mais valorizado, logo, a produção de conteúdo relevante e qualitativo é já uma preocupação de grande parte das empresas. Tal leva à crescente importância da união entre o SEO (Search Engine Otimization) e as estratégias de PPC (Pay-Per-Click), que algumas destas empresas já utilizam, com orçamentos cada vez mais significativos.

O investimento em estratégias de remarketing mais sofisticadas será igualmente imprescindível, isto porque, atualmente, ainda 97% das pessoas entram e saem de uma loja online com o carrinho de compras vazio. Será, portanto, essencial tanto a criação de um funil de conversão com menos etapas, como um acompanhamento mais próximo do consumidor, fomentando a interatividade e o relacionamento entre este e as marcas em ambos os canais (online e offline).

A comunicação entre as empresas e o consumidor terá de ser indubitavelmente mais próxima e segmentada. Grandes passos estão a ser dados não só na utilização do Marketing por Geolocalização, em tempo real, como inclusivamente no Marketing Conversacional, através da utilização de AI/ Machine Learning. O Machine Learning irá evoluir, esperando-se novidades na área da inteligência artificial, tudo baseado na ideia de que sistemas podem aprender com dados, identificar padrões e tomar decisões com o mínimo de intervenção humana.

Também o Marketing de Comunidade será tendência. A partilha de histórias, vivências e experiências, bem como a crescente utilização de stories, resultam numa maior interação com os respetivos seguidores. Os Influenciadores Digitais (macro e micro) serão, cada vez mais, o canal de comunicação adotado pelas marcas para apresentarem os seus produtos ao consumidor. Aliás, o crescente número de influenciadores digitais assim o confirmam. Verificar-se-á ainda um aumento da utilização de aplicações para envio de mensagens privadas, o que resultará, por exemplo, num maior investimento por parte das empresas em canais de comunicação como o WhatsApp Business.

SEO terá grande destaque e sofrerá algumas alterações. Em breve, surgirão novas regras e boas práticas. A utilização de pesquisas por voz tem aumentado. Com o seu surgimento, será necessário escrever de uma nova maneira, passando-se a comunicar de forma a questionar e a responder ao utilizador. Os podcasts ou streaming por voz também serão tendência, visto que a Google os incluirá nos seus resultados de pesquisa, podendo ser pesquisáveis através do Google Assistant.

Adicionalmente, é já notória uma crescente utilização do Google My Business e das suas funcionalidades, tais como a possibilidade de configuração de pesquisas por voz.

Se pretende mais informações sobre esta ou outras temáticas relacionadas com o Marketing Digital para preparar a sua Estratégia de Marketing para 2020, Belo Digital poderá ajudá-lo.

Contacte-nos.

Comentários

Sem Comentários.

Deixar um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *