Venda mais com o WhatsApp Business

Venda mais com o WhatsApp Business

Nos últimos meses, as empresas têm procurado novos canais de venda e comunicação para colmatar o canal tradicional, o de vendas em loja física. A pandemia obrigou a alterações profundas na forma como as empresas se relacionam com os clientes, procurando canais alternativos, que nunca foram sequer equacionados anteriormente.

É neste contexto que o WhatsApp Business assume especial importância, pois é uma ferramenta de comunicação mais pessoal do que as redes sociais, em que é necessário ter atenção redobrada na forma de comunicar. Se nas redes sociais, por vezes, nem se conhece os potenciais clientes, aqui já existiu um contacto prévio, pois é o número de contacto do cliente que vai depois permitir toda a comunicação, via WhatsApp Business.

A comunicação feita é de extrema relevância, pois o bloqueio por parte dos clientes, se esta não for pertinente, é efetivo, ao contrário das redes sociais, onde muitas vezes é apenas ignorada.
 

O que é o WhatsApp Business?

No intuito de existir uma comunicação mais profissionalizada entre empresas e clientes, o WhatsApp Business vem substituir as ligações que eram feitas entre os números pessoais dos empresários com os clientes, para uma ligação empresa/cliente. Por outro lado, foram adicionadas novas funcionalidades, para uma comunicação mais profissional, com organização, automatização e aceleração dos processos.
 

Como funciona?

As duas aplicações, a dirigida a empresas e a pessoal, podem estar instaladas no mesmo dispositivo, contudo, o número não poderá ser o mesmo. Terá de ser o comercial, até porque será o utilizado para confirmar e verificar a conta.

Criar perfil profissional

Para criar um perfil, será necessário aceder ao menu e seguir Configurações > Configurações de negócios > Perfil. O nome da empresa tem de ser colocado com cuidado, pois se existir algum erro, não será possível editar posteriormente. Neste perfil, é possível incluir uma descrição da empresa, serviços, horário, contactos, endereço do site, entre outras informações.

As mensagens

Esta é uma das funcionalidades mais útil para as empresas. É possível produzir modelos de mensagens e respostas automáticas para as questões mais frequentes, colocadas pelos clientes, como mensagens de boas-vindas a novos clientes ou um aviso informando que a empresa está encerrada para férias, por exemplo.

As estatísticas

Saber quem recebeu, quem leu, quantas mensagens foram enviadas são dados fundamentais para o Marketing, isto para que a estratégia possa ser ajustada sempre que necessário. São também um indicador do interesse do cliente e da sua fidelidade.

As etiquetas

A versão empresarial do WhatsApp dispõe de uma ferramenta bastante útil para segmentar os clientes, as etiquetas, sendo assim possível categorizar conversas, separando, por exemplo, clientes que estão a fazer pedidos, clientes novos, clientes que pedem orçamentos, entre outras. As etiquetas são totalmente personalizáveis, podendo ser acedidas através do Menu e depois em Novas Etiquetas.

Migração de contas

Para as empresas que têm utilizado um perfil pessoal para o contacto com os clientes e desejam migrar para o WhatsApp Business e têm receio de perder as conversas e contactos, não há problema. Quando é feita a migração entre aplicações, também as conversas e os contactos são migrados.
 

As vantagens do WhatsApp Business

Vender mais

Segundo dados do Facebook for Business, 61% das pessoas dão preferência à comunicação personalizada com as empresas, e 1 em cada 2 ficam mais predispostas a comprar a empresas com as quais têm comunicações mais personalizadas.

Relação mais forte entre a empresa e cliente

Quando o cliente fornece o seu número é já um ato que indica que está disposto a ter uma relação de parceria com a empresa. Ao mesmo tempo, as mensagens são sempre entregues ao público-alvo, não se perdem no meio de posts, de outras redes sociais, podendo ser criada uma estratégia individual para cada cliente, sem despender grande trabalho.

Custos reduzidos

Apenas tem o custo da internet. A aplicação é gratuita, bem como o envio das mensagens, poupando na utilização das plataformas de SMS ou telefone.

Conversas seguras

Todo o tráfego no WhatsApp é encriptado e seguro, logo a comunicação entre empresas e clientes é totalmente confidencial.

Estratégias mais assertivas

Com os dados recolhidos das estatísticas, é possível ter um conhecimento mais real, percebendo se a estratégia de comunicação está a funcionar ou não. A quantidade de mensagens abertas, lidas ou não lidas e respondidas são dados essenciais para saber se a mensagem transmitida é a correta. Por outro lado, é mais fácil pedir o feedback dos clientes sobre produtos e serviços, construindo estratégias a partir desses dados.

O WhatsApp Business é hoje uma ferramenta essencial para a comunicação das empresas. Se necessita de apoio para criar um Plano de Comunicação, através do WhatsApp Business, a Belo Digital pode ajudar. Contacte-nos.

/ Empresas, Tecnologia

Comentários (2)

  1. Avatar
    Wilson Santos :

    Adorei este artigo

    • Belo Digital
      Belo Digital :

      Muito obrigado pelo comentário Wilson Santos! Ainda bem que gostou do artigo 🙂

Deixar um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *