Como escrever um artigo de sucesso?
7 dicas para escrever um bom artigo
1. Conheça o seu público
Antes de começar a escrever o seu artigo, pense no seu público-alvo. É necessário perceber qual o tipo de linguagem mais adequado para o público e qual o conteúdo que desperta o seu interesse.
2. Crie um título cativante
Vivemos numa era em que existe uma enorme quantidade de informação, pelo que, captar a atenção do leitor não é tarefa fácil.
Se o título for atrativo, capaz de despertar a atenção, o leitor irá certamente abrir o artigo e prosseguir com a leitura.
O título do seu artigo deverá ser:
– Sucinto: o título deve ser curto. Normalmente, o leitor ignora títulos longos.
– Claro: o título deve ir direto ao assunto do artigo.
– Atraente: o título deve ser chamativo, original e agradável para captar a atenção e despertar a curiosidade do leitor.
– SEO (Otimização para o motor de busca): um título deve ter palavras-chave que possam gerar tráfego para o seu site ou blog.
3. Crie diversos parágrafos
Elimine os grandes blocos de texto. Crie diversos parágrafos. Tal facilitará a leitura e diminuirá o cansaço visual do seu leitor.
Algumas técnicas que poderá usar:
– Listas: normalmente, estas são eficientes, pois, despertam a curiosidade de ler o próximo item.
– Subtítulos: use os h1/h2/h3 para criar subtítulos para o seu conteúdo.
– Destaque conteúdo: utilize o negrito ou o itálico para destacar partes importantes do texto.
4. Utilize imagens
A era do conteúdo visual chegou para ficar. Utilize imagens no seu artigo. Estas, para além de captarem a atenção, são ótimas ferramentas para quebrar a monotonia do texto.
5. Acrescente links internos e externos
Recomende textos relacionados com os seus artigos, sejam eles do seu próprio blog ou de outro site externo.
Os links internos, isto é, links para conteúdos do seu blog ou site, ajudam na fidelização de leitores, na medida em que poderão facilmente conhecer mais sobre o seu negócio/empresa. Para além disso, os seus artigos mais antigos continuarão a ser visitados, lidos e comentados.
Os links externos, ou seja, links para outros blogs ou sites, ajudam a ampliar os debates, citar informações, bem como oferecer ao leitor a oportunidade de ver outra opinião.
Existe sempre o receio de se perder visitas ao indicar conteúdos externos, no entanto, na maioria das vezes, o seu conteúdo também será citado e indicado por outro blog e até por outros, o que irá atrair mais visitas e de melhor qualidade.
6. Releia para evitar erros
Com todas as alterações na língua portuguesa, é possível que o seu texto tenha um erro aqui ou ali. Releia todo o texto. Os erros demonstram falta de profissionalismo e, se existirem, provavelmente o leitor abandonará o blog.
7. Otimize o artigo para o motor de busca
Depois de terminar o seu artigo, não se esqueça de otimizá-lo para o motor de busca. É necessário definir a palavra-chave e a meta-descrição no local indicado para o SEO.
A palavra-chave deverá ser uma expressão que indique o assunto do seu artigo para que, quando alguém pesquise sobre esse determinado assunto, o artigo apareça bem posicionado nos resultados da pesquisa.
A meta-descrição é pequeno texto que acompanha o título nos resultados da pesquisa. Quando o leitor pesquisa pelo tema do seu artigo, terá de decidir qual dos resultados soa mais interessante e relevante. Logo, escrever uma boa meta-descrição é estar um passo à frente dos restantes resultados.
Comentários
Sem Comentários.