Como criar uma campanha de email marketing de sucesso
O email marketing é um excelente canal para criar relações e conversões. No entanto, é necessário seguir algumas regras para alcançar o sucesso das campanhas.
1. Não compre bases de dados
Ao comprar uma base de dados vai receber emails de pessoas que não demonstraram qualquer interesse na sua empresa. Este procedimento poderá destruir a sua reputação e alimentar uma prática desonesta de entrar em contacto com quem não lhe conferiu autorização para tal.
Normalmente, essas bases de dados não estão atualizadas, pelo que a probabilidade de haver emails que já não existem é bastante grande. Para além disso, estas pessoas recebem inúmeros emails de diversas empresas que por sua vez também compraram a base de dados. O seu email vai perder-se entre muitos outros, sendo provavelmente marcado como SPAM.
2. Escreva um título cativante
Escolha um título que resuma o conteúdo da sua newsletter e que leve o leitor a querer abrir o email.
Existe uma técnica que aplica os quatro elementos necessários para que o título seja capaz de atrair a atenção do leitor: o acrónimo AIDA, que pode ser traduzido como: Atenção, Interesse, Desejo e Ação.
Deve usar uma palavra ou expressão que chame imediatamente a ATENÇÃO do leitor: Gratuito, Garantido, Sensacional, Incrível, Inesquecível, Oferta, Conselho, última Oportunidade, são alguns exemplos.
Deve despertar o INTERESSE, oferecendo conteúdo que seja relevante para o leitor, provocando, desta forma, o DESEJO de abrir o email, levando-o à AÇÃO.
3. Personalize os emails com o nome do destinatário
Se tiver acesso ao nome dos destinatários, deverá inseri-lo no email, pois faz com que estes sintam que o conteúdo é exclusivo para si.
4. Otimize as newsletters para Mobile
Estudos comprovam que 38% das pessoas abrem emails através de dispositivos móveis.
Ao utilizar um software responsivo, como por exemplo, o mailchimp, o email enviado adapta-se automaticamente ao tamanho de todos os dispositivos.
5. Não envie emails com muita frequência
Evite o contacto a todo o momento. Envie emails quando realmente tiver algo de valor para os destinatários.
69% das pessoas deixa de subscrever empresas que enviam emails constantemente.
6. Evite emails longos
Vá direto ao assunto! Se o leitor encontrar rapidamente o que procura, a interação será muito maior.
7. Seja pessoal na comunicação
Se a pessoa optou por receber os seus emails, é importante que se apresente de forma clara e familiar.
Uma estratégia que é cada vez mais utilizada é a apresentação com o nome de uma pessoa e não da empresa, criando, assim, uma relação de amizade e simpatia.
8. Realize testes
Antes de enviar o email para a sua lista, selecione aleatoriamente cerca de 10% dos contactos para fazer o envio teste. Envie emails com variações de título e confira, nos relatórios, qual teve a maior taxa de abertura. Por fim, basta enviar o email com melhores resultados para a restante lista.
Comentários
Sem Comentários.