Como efetuar pesquisas mais eficazes no Google

belo-digital-blog-pesquisa-google-v2

Como efetuar pesquisas mais eficazes no Google

Hoje em dia, pesquisar no Google é uma tarefa comum e diária para todos os que têm dúvidas. Mas será que estamos a pesquisar bem? Estaremos satisfeitos com a qualidade dos resultados que encontramos? Segundo o Internet Live Stats, são efetuadas, diariamente, 3.5 mil milhões de pesquisas no Google! Este número significa muito tempo em pesquisas, muitas delas infrutíferas, ou por falta de resultados relevantes ou por uma pesquisa mal feita. É neste contexto que surgem os operadores de busca do Google, pequenos comandos que ajudam, e muito, a melhorar as pesquisas no motor de busca.

Uma nota inicial antes de conhecermos alguns destes operadores. Apesar de o Google nos dar os resultados no idioma que pretendemos, todos os operadores estão em inglês e são independentes do idioma em que é efetuada a pesquisa.

Excluir palavras numa pesquisa

Quando se quer pesquisar um tema, mas os resultados apontam para outro muito semelhante ou são palavras com vários significados, excluir palavras pode ajudar. Se a pesquisa for sobre “marketing”, mas os resultados devolvidos falam mais sobre “publicidade”, então deve utilizar o sinal “-“ antes da palavra a excluir.

Encontrar sites ou conteúdos relacionados

Esta é uma pesquisa fundamental para quem quer encontrar concorrentes. Basta utilizar o comando “related:” e, a seguir, colocar o link para o qual se devem encontrar sites relacionados. Por exemplo, sites similares ao Google, o comando seria “related:google.com”.

Pesquisar por uma expressão ou frase específica

Talvez o operador mais conhecido e utilizado. Quando se necessita de encontrar algo específico e exato, o ideal é utilizar o termo da pesquisa entre aspas. Por exemplo, para encontrar um artigo específico, mas que não se sabe o link ou onde foi publicado, basta colocar o título entre aspas.

Encontrar conteúdo específico dentro de um website

 

Muitos websites não têm funcionalidade de pesquisa. Mas mesmo que exista, a preferência pode ser efetuar a pesquisa pelo motor de busca. Para tal, existe o operador Site:[website] “keyword”. Por exemplo, se a necessidade for pesquisar artigos de “mobiliário no website da Novibelo, o operador a utilizar é Site:novibelo.com “mobiliário”.

Ver a versão memorizada de um website

Este operador, “cache:”, é bastante útil quando se deseja consultar conteúdo de um website que não está em funcionamento. O Google guarda uma versão desse mesmo site, muitas vezes apenas com os textos nele contido, sendo possível pesquisar essa versão. Mas também funciona para websites que estão online. Um exemplo seria “cache:belodigital.com”.

Pesquisar expressões num URL

O operador “inurl:” permite pesquisar expressões dentro de um URL, sendo particularmente útil para descobrir páginas de contactos ou empresas concorrentes. Por exemplo, se o objetivo é descobrir a página de contactos da Belo Digital, basta colocar o operador “inurl:belodigital contactos”.

Pesquisar por tipos específicos de ficheiros

Quantas vezes se pesquisa por um PDF, mas os resultados devolvidos só mostram páginas e não o ficheiro pretendido? Existe um operador que permite efetuar a pesquisa apenas para determinado tipo de ficheiro, na maioria das vezes, o PDF. O operador é o “filetype:” e o exemplo é filetype:pdf belo digital

Pesquisar páginas que contenham uma palavra no texto

No resultado das pesquisas, existe sempre um texto por baixo do título da página. Denomina-se descrição e se existir necessidade de pesquisar por uma palavra nesse texto, pode utilizar-se uma combinação do operador “-intitle”. O exemplo seria Belo Digital -intitle:Belo -intitle:Digital.

Pesquisar perfis em redes sociais

 

Um dos operadores mais úteis é o de pesquisa de sites semelhantes, utilizando “site:”. Quando se quer saber se determinada marca ou pessoa está presente em várias redes sociais, é possível combinar um operador para efetuar a pesquisa. Exemplo: Belo Digital site:instagram.com | site:facebook.com | site:linkedin.com 

Pesquisar links para um site específico

“Será que existem muitos links para o meu website na internet?” É uma questão válida e que pode ser respondida com um simples operador: link:”. Para descobrir os links que existem para o website da Belo Digital, a opção seria: link:belodigital.com -site:belodigital.com. Uma nota para o operador link:, que foi descontinuado pela Google, mas que continua a oferecer resultados que podem não ser os mais fiáveis.

Estes são alguns dos operadores de pesquisa do Google. Ao todo são cerca de 40, podendo ser combinados entre si. Melhoram a eficácia das pesquisas e poupam tempo a quem as faz. Mas para que funcionem na perfeição, os websites terão de ter uma estratégia de otimização de SEO, pois é nesta que o Google se vai basear para devolver resultados de pesquisa.

Se necessita de uma estratégia de otimização de SEO para o seu website, contacte-nos!

Comentários

Sem Comentários.

Deixar um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *