Crie uma campanha de sucesso com E-mail Marketing!

belo-digital-blog-Crie-uma-campanha-de-sucesso-com-email-marketing

Crie uma campanha de sucesso com E-mail Marketing!

Esta é uma das ferramentas de marketing digital que gera mais discussão. O E-mail Marketing é uma poderosa ferramenta de comunicação, mas, se não for utilizada corretamente, pode também ser um pesadelo. Hoje, as caixas de correio enchem-se de e-mails, grande parte sem interesse para quem os recebe. E este é o grande desafio na criação de uma campanha de E-mail Marketing: ter uma mensagem que se destaque e crie interesse em quem a receba.

Para criar uma campanha em que o número de aberturas de e- mails seja elevado (e tudo se resume a este indicador), existem muitos passos a ser pensados e dados. Se forem seguidos, quem envia estará sempre mais perto do sucesso. Caso contrário, o desgaste da marca perante os clientes pode tornar-se numa ameaça real.

Não compre bases de dados

O primeiro passo de qualquer campanha é pensar nos seus destinatários. Quem é o público-alvo? Clientes? Potenciais clientes? Só depois é que se pode pensar no conteúdo. Se uma campanha para clientes está algo facilitada, pois os contactos já foram dados e aprovados previamente, no caso dos potenciais clientes é mais complicado. A tentação de comprar bases de dados de e-mails é grande e muito frequente. Mas, este é o primeiro grande erro cometido: os destinatários vão receber algo que não pediram; muitas contas de e-mail podem já não existir; a reputação da marca será gravemente afetada.

Que tipo de e-mail?

Escolhido o público-alvo, que tipo de campanha criar? O E-mail Marketing não é só compor uma mensagem e enviar. Há uma estrutura para cada tipo de campanha. Para potenciais clientes, as newsletters podem ser uma boa opção, tal como campanhas de automação, quando o utilizador fornece um e-mail e recebe uma mensagem de boas-vindas, entre outros conteúdos. Já para clientes, campanhas de lançamento de novos produtos, promoções, inquéritos de satisfação, entre outros, são o ideal.

Assunto com interesse

Seja qual for o tipo de campanha, um dos principais pontos a ter em conta é o assunto. Existe uma técnica que se aplica para que o assunto seja capaz de atrair a atenção do leitor: o acrónimo AIDMA, que pode ser traduzido como Atenção, Interesse, Desejo, Memorização e Ação.
Deve usar-se uma palavra ou expressão que chame imediatamente a ATENÇÃO do leitor (como, “Gratuito”, “Garantido”, “Sensacional”, “Incrível”, “Inesquecível”, “Oferta”, “Conselho” ou “Última Oportunidade”); deve despertar o INTERESSE, oferecendo conteúdo que seja relevante para o leitor, provocando, desta forma, o DESEJO de abrir o e-mail, levando-o à AÇÃO.

Personalização

Um dos fatores que mais contribui para a abertura de uma campanha de e-mail é a personalização do mesmo. Quando recebemos uma mensagem com o nosso nome, a tendência para abri-la é muito maior. Assim, se existir a informação do nome do destinatário, este deve ser usado, se possível, no assunto e no corpo do e-mail.

Otimizar para Mobile

Outra preocupação na construção da campanha tem que ver com a otimização para mobile, ou seja, para visualização nos smartphones. A grande maioria das aberturas de e-mails é, atualmente, efetuada em dispositivos móveis, logo, a construção da campanha deverá ter em conta este tipo de visualização. Letras demasiado pequenas, imagens desajustadas, botões demasiado pequenos não vão ajudar a taxas de abertura de futuras campanhas.

Frequência de envios

No que concerne ao E-mail Marketing, “menos é mais”. Enviar mais do que uma campanha por semana para os mesmos destinatários pode levar ao saturamento de quem recebe. Assim, o mais importante é sempre a relevância do que se envia e não a quantidade.

Ir direto ao assunto

Como regra geral, enviar com menos frequência garante melhores resultados. A tendência é misturar vários assuntos numa mesma campanha. Este é um erro que não se deve cometer. Cada envio deve abordar um assunto específico, mantendo o leitor focado no objetivo da campanha. Por exemplo, misturar uma newsletter com uma campanha de novos produtos vai tirar o foco ao leitor, pois pode dar atenção à leitura dos artigos e não aos novos produtos.

Quando enviar

Além da frequência, os dias da semana e as horas de envio são também importantes para o resultado das taxas de abertura. Os melhores dias para envio de campanhas serão entre 3ª e 5ª feira, ao início do dia ou final da tarde. Naturalmente, convém ter em conta outros fatores, como se existem setores de atividade para os quais são enviadas campanhas e que se regem por horários distintos, se as campanhas são enviadas para fusos horários diferentes, entre outros.

Analisar resultados

A campanha não termina com o seu envio. A análise de resultados é fundamental para corrigir o que estiver mal. O principal indicador é sempre a taxa de abertura, mas é fundamental analisar os subscritores que se removem das listas; as contas de e-mail que não existem ou estão a rejeitar os e-mails; em que tipo de leitores de e-mail são abertas as campanhas; os links que foram clicados, entre outras métricas. Quando os resultados não são os esperados, há que implementar melhorias nas campanhas seguintes.

Se pretende criar campanhas de E-mail Marketing com sucesso, a Belo Digital pode ajudá-lo. Contacte-nos!

Comentários

Sem Comentários.

Deixar um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *