Websites em Flash: Quais as principais desvantagens?
Quando se fala em Flash a primeira coisa que se pensa é nos efeitos oferecidos e na possível interatividade.
Apesar de estar a ser gradualmente substituído pelo HTML 5, se o flash for utilizado em banners interativos ou jogos pode ser um bom software. O problema é quando se resolve fazer um website inteiro em flash. Nesse caso, é necessário analisar diversos fatores:
1. Otimização para o Motor de Busca
Para o Google é importante conseguir ler com facilidade o conteúdo de um site e o flash, dificulta essa tarefa.
Um website desenvolvido em flash é como um vídeo para o Google, contando, portanto, apenas como um só URL. Desta forma, o Google conseguirá indexar poucas páginas.
O URL e o número de páginas são fatores de relevância pelo que, os websites que utilizam flash perdem bastantes pontos no ranking do Google.
2. Dispositivos Móveis
Os dispositivos móveis não suportam a tecnologia flash pelo que, os utilizadores que navegam através destes dispositivos não são capazes de ver o conteúdo do site.
25% dos utilizadores da web são apenas móvel. Vai deixar de fora este nicho de mercado?
3. Gestão de Conteúdos
Os sites em flash são desenvolvidos de forma a que o cliente dependa a 100% da empresa que criou o website para realizar alterações no conteúdo.
Hoje em dia, com a disseminação de CMSs (Content Management Systems) como o wordpress, um número cada vez maior de clientes percebem que podem ter um website dinâmico e fácil de atualizar.
O Google gosta de sites que publicam conteúdos com regularidade e, com isso ganham pontos no ranking do Google.
4. Velocidade de Carregamento
Antes de conseguir visualizar o website flash, tem que esperar que o site inteiro carregue, ou pelo menos boa parte dele, antes de poder ver qualquer informação.
A maior parte dos utilizadores desiste se a espera for mais de alguns segundos.
Embora o Flash seja, ainda, uma boa ferramenta para vídeos, jogos interativos, banners e anúncios online, também, o youtube deixou de reproduzir vídeos em flash, passando a adotar o padrão HTML5.
Hoje em dia ainda existem muitas empresas que utilizam a tecnologia flash nos seus websites, desperdiçando, desta forma, todo o potencial de uma boa presença na internet e de acompanhar a revolução digital.
Contacte-nos e saiba como podemos dinamizar o seu negócio na internet.
Comentários
Sem Comentários.