O que ganha com uma loja online?

belo-digital-blog-O-que-ganha-com-uma-loja-online

O que ganha com uma loja online?

Se no início deste ano fosse dito a qualquer empresário que seria imperativo ter uma loja online para manter o seu negócio, a grande maioria não iria acreditar ou investir nessa opção. A pandemia veio deitar por terra muitos negócios, que fecharam por ação direta ou indireta da Covid-19.

Seja a crise económica que emergiu um pouco por todo o mundo, sejam os confinamentos que obrigaram muitos negócios a fecharem portas durante muito tempo, o certo é que todos os que já tinham uma opção online de escoamento de produtos/serviços conseguiram continuar a laborar, com maior ou menor dificuldade.

Se hoje a grande vantagem de ter uma loja online é mesmo a continuação do negócio em situações extremas, como as que atualmente vivemos, há muitos outros benefícios associados à versão online.

Investimento inicial

Um ponto de venda físico é sempre oneroso, envolvendo demasiada burocracia no momento inicial. Por outro lado, a localização, o tempo até abrir e o espaço disponível vão determinar muitas das variantes do negócio.

A loja online traz mais vantagens em relação a todos os pontos atrás enumerados: basta um domínio, um alojamento (em alguns casos, nem é necessário, consoante a plataforma de e-commerce escolhida) e uma plataforma onde vender os produtos/serviços e está pronta a funcionar, com custos bem mais reduzidos.

Custo de manutenção

Tal como em qualquer loja física ou cadeia de lojas, tudo depende da dimensão da loja online. De qualquer forma, o custo de manutenção será sempre mais baixo do que uma loja física, que tem sempre despesas fixas, como rendas, serviços, entre outros.

Aberto 24/7

Qual é o negócio que não quer estar aberto 24h por dia, 7 dias por semana? E a este horário juntar uma disponibilização geográfica ilimitada? Numa loja online é possível e com custos reduzidos.

Maior e melhor público-alvo

Uma loja online pode estar sempre disponível para todo o mundo. No entanto, isto implica uma maior logística, que pode levar a custos desnecessários, ao expedir para áreas geográficas onde os produtos podem ter um reduzido número de vendas. Assim, definir um público-alvo será sempre o melhor, pois uma loja online permite direcionar o esforço de marketing para os mercados mais indicados, através do marketing digital. Levar clientes a uma loja online requer muito menos esforço financeiro comparativamente a uma loja física.

Personalizar experiência do consumidor

Através do comportamento que determinado cliente tem dentro da loja online (produtos comprados, wishlist, entre outros), é possível personalizar a sua experiência, através de email marketing, com produtos específicos que lhe podem interessar, campanhas de SMS Marketing, artigos com conteúdos relevantes relativamente a produtos comprados ou procurados, fazendo-o sentir-se especial, através de uma experiência personalizada.

Conveniência

Filas, produtos que estão esgotados, mas que só se descobre quando estamos na loja física, e falta de tempo são algumas das desvantagens de visitar uma loja física. O tempo é hoje precioso e, no contexto pandémico que se vive, existem ainda mais limitações nas lojas físicas.

A comodidade de estar num sofá e efetuar uma compra em pouco mais de 10 minutos, com a vantagem de o produto ser entregue em casa, é algo cada vez mais valorizado pelo consumidor.

Preços mais baixos

Por norma, as margens de lucro dos produtos, nas lojas online, são maiores, pois os custos operacionais são mais reduzidos e a rotatividade de produtos é maior. Isto permite reduzir preços em relação aos mesmo produtos presentes numa loja física.

Por outro lado, existe uma maior facilidade de os clientes compararem preços e, com uma boa política de preços, qualquer loja online pode ficar facilmente à frente da concorrência.

Variedade

Não há limite físico para ter todos os produtos que uma empresa pretende vender, na vertente online. Se um ponto físico pode apresentar limitações de espaço, não conseguindo mostrar todos os produtos aos clientes, a loja online não tem essa limitação. Não quer isto dizer que todos os produtos estejam presentes no online, pois alguns podem não ter margem de lucro que o justifiquem.

Controle

Controlar stocks, vendas, clientes, encomendas, entre outras variantes de um negócio, pode tornar-se um pesadelo, se não existir um sistema centralizado. Numa loja online, toda esta informação, e muito mais, está disponível numa única plataforma. É ainda mais fácil efetuar análises ao negócio, gerar relatórios, saber que produtos estão a ter mais e menos sucesso, onde é necessário investir mais em marketing, entre muitas outras ações.

Estes são alguns dos principais benefícios de uma loja online. Se necessita de diversificar o seu negócio ou iniciar a venda de produtos ou serviços, através da maior montra do Mundo, a Belo Digital pode ajudá-lo.
Contacte-nos!

Comentários

Sem Comentários.

Deixar um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *